Elas tecem longos bordados: A principal ocupação das atenienses de todas as classes sociais era usar lã para fazer tecidos. O processo, longo e trabalhoso, envolvia desde a preparação do fio até a criação de peças em teares manuais.
Os novos filhos de Atenas: Cuidar das crianças também era uma ocupação exclusivamente feminina. Até os 7 anos, meninos e meninas passavam quase todo o tempo na barra da mãe. Depois os meninos podiam estudar, enquanto as meninas continuavam em casa.
Quando fustigadas não choram: As camponesas não precisavam ficar trancafiadas em casa, como ocorria com as atenienses urbanas ricas. Mas elas tinham de dar duro o ano inteiro. Uma de suas principais atividades era plantar e colher ervas, verduras e legumes.
Não fazem cenas: Além de cultivar feijão, cebola, condimentos e verduras silvestres, era preciso limpar constantemente o jardim para evitar ervas daninhas.
Ajoelham: As mulheres do campo também eram responsáveis pela pecuária. Elas ordenhavam cabras e ovelhas e usavam o leite para preparar queijo e coalhada. Ocasionalmente, ainda criavam abelhas para produzir mel. Tudo isso sem reclamar.Vivem pros seus maridos.
Fora o trabalho de fiar e de supervisionar o criados, as donas-de-casa de casa abastadas deixavam quase todo o trabalho para as escravas domésticas. As crianças, e às vezes até a amamentação, podiam ficar por conta das cativas.
Fonte: Revista Aventuras na História
-----------------------------------------------------------------------------------------------
Achei este texto interessante porque podemos perceber e ver um pouco mais sobre como as mulheres viviam.
Elas viviam presas e trabalhavam muito, porém não tinham liberdade. As camponesas também trabalhavam muito, mas nao ficavam presas em casa.
Após os 7 anos, os meninos ja podiam sair de casa, mas as meninas não.
E esses fatos chegaram a virar a música Mulheres de Atenas, de Chico Buarque.
Evelen Reis
Nenhum comentário:
Postar um comentário