Características do Feudalismo
As características do feudalismo foram fundamentadas pela economia agrária da Baixa Idade Média, pelo poder dos senhores feudais e pela utilização do trabalho dos servos.Iluminura que simboliza o modo de vida feudal
Na Baixa Idade Média, a sociedade feudal era essencialmente agrária, portanto a terra era a maior riqueza que alguém poderia possuir, ou seja, a terra foi a base econômica do sistema feudal. Em relação aos aspectos políticos, o monarca era a autoridade máxima e absoluta; no entanto, os senhores feudais detinham o poder militar, o judicial e o direito de cunhar suas próprias moedas, assim o monarca passou a ser apenas uma figura simbólica.
A iluminura retrata os servos arando a terra de um senhor feudal
Nesse sentido, o servo ficava preso ao senhor feudal, devendo-lhe fidelidade, obediência e obrigações pessoais, bem como o pagamento de diferentes impostos. Os servos poderiam ser ex-escravos, camponeses ou demais homens livres que recebiam casa e terra para cultivar. Esses servos eram submetidos espontaneamente ou não ao poder dos grandes senhores.
Nesse contexto, a Igreja, além de possuir uma grande quantidade de feudos e consequentemente de ser a maior proprietária de terras, foi a responsável pela difusão de valores culturais e religiosos da Idade Média. Dessa forma, direcionou e controlou por um longo tempo a mentalidade do homem medieval.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Como podemos ver o feudalismo era divido em "classes sociais" como o clero, os nobres e os servos. Os senhores feudais (nobres) tinham o poder sobre tudo, inclusive sobre os servos, que só trabalhavam para para seus impostos/tributos, enquanto o clero difundia os valores culturais e tinha uma grande quantidade de terras (feudos).
Evelen Reis
Nenhum comentário:
Postar um comentário