terça-feira, 28 de maio de 2013

Relação entre Arte e Religião na Idade Média

Na idade média a maioria da população não tinha acesso a escrita e muito poucos sabiam ler, então para passar valores do cristianismo e contar histórias bíblicas á população a igreja utilizava das artes visuais como quadros e tapeçarias remunerando bem os artistas que as faziam.
Os duas principais manifestações no sentido arquitetônico principalmente relacionados á construção de catedrais eram o estilo romântico e o estilo gótico representados nas imagens abaixo: 

Mosaicos da coração de Maria, em Santa Maria Maior, Jacopo Torriti. (estilo Romântico séc XI e XII)


Vitral Saint Chapelle de Paris. (estilo gótico séc XII e XV)

Como você pode constatar nas imagens acima o estilo romântico foi marcado pelas deformações e o colorismo. A deformação foi um modo de traduzir os sentimentos religiosos e a interpretação misticas que os artistas faziam da realidade. O colorismo foi empregado de cores chapadas, sem jogos de luz e sombra pois os astistas não tinham o menor intuito de imitar a natureza. Já as principais características do estilo gótico foram o verticalismo, arco quebrado ou ogival, abóbada de arcos cruzados e o vitral, essas características visavam fazer com que a construção ficasse mais perto do céu, tivessem detalhes mais decorativos, deixar um aspecto mais leve nas catedrais, deixar as janelas em maior quantidade e deixar as torres em formas de pirâmides.  

Maria Aguiar 



Um comentário: