(…) O primeiro professor na História foi o primeiro Pai, da
mesma forma que o primeiro professor de cada um de nós foram os nossos pais. A
Educação surgiu por necessidade e não como forma de atribuir diplomas ou para
nos distinguir com diferentes graus. Apareceu para ensinar as pessoas a
(sobre)viver . Daí que quem ensinava “algo” (pescar, caçar, lutar, etc)
era sempre quem já tinha feito esse “algo” (quem já tinha experiência).
(…) Tratavam-se de aulas eminentemente práticas ou, como se diria hoje, de
“formação em contexto de trabalho” (…).
À medida que a Humanidade foi evoluindo, o sistema foi-se
desenvolvendo no sentido de uma maior especialização e complexidade. Contudo, o
objectivo último continuava a ser o mesmo: preparar os jovens para a vida. Nos
séculos mais recentes, a evolução foi ainda mais rápida. Surgiram diferentes
tipos de escolas, as universidades e os institutos, com diferentes tipos de
graus. Apareceram as disciplinas, os manuais escolares, as notas. Criou-se uma
autêntica indústria em redor do ensino, com diferentes participantes e
interessados (e interesses), com as suas regras e os seus reguladores.
Gradualmente, o sistema começou a viver por si e, sem nos
apercebermos como, o princípio básico (preparar para a vida) foi-se esvaindo.
Surgiram as aulas teóricas. As avaliações foram adquirindo cada vez mais
importância e desligaram-se da realidade, deixando de constituir um meio para
ser um fim. Em consequência, os alunos começaram a memorizar as matérias (e a
copiar), mais preocupados com a “nota” do que com a aprendizagem.
Num sistema cada vez mais autônomo, a experiência deixou de
ser requisito para ensinar. Apareceram professores de carreira, com
exclusividade no ensino, sem o conhecimento vivido das matérias que lecionam.
Surgiram cursos eminentemente teóricos que não educam os estudantes da forma
que eles precisam. Enfim, o sistema de ensino distanciou-se da realidade que
pretende explicar e para a qual deveria preparar os seus alunos (…).
Maria Aguiar
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