Esse blog foi criado como sugestão do nosso professor de História, aqui postaremos textos, imagens, videos relacionados a matéria ensinada em sala de aula. Maria Clara Aguiar, Bia Alborgheti, Yasmin Copedê, Evelen Reis, Lucas Pedro.
quarta-feira, 28 de agosto de 2013
A Reforma na Alemanha e na França
A Alemanha e a França destacaram-se quando se tratava da Reforma Protestante:
Na Alemanha: Iniciou-se com o monge alemão Martinho Lutero, que teve suas 95 teses espalhadas pela Europa em menos de um mês. Foi processado por heresia notória pela Igreja Católica, excomungado e exilado por um ano. Mas já era tarde, a população começava a apoiar Lutero e até alguns padres e freiras entraram nessa rebelião ideológica a favor dele. Alguns conflitos armados aconteceram, em resposta às questões sociais. Martinho Lutero chegou a ser convocado para desmentir suas teses, mas no lugar disso, ele continuou defendendo-as e pedindo por uma reforma.
Na França: Com o inicialmente humanista João Calvino e ex-integrante do Clero, a França começou sua reforma no ano de 1534. Ele era visto como um representante importante do movimento protestante e logo atraiu muitos banqueiros e burgueses para o “calvinismo”. Mesmo após a sua morte, em 1564, ele permanece como uma figura central da história da Suíça (local para qual fugiu depois de perseguições na França).
Evelen Reis
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário