Mercantilismo absolutista
O governo absolutista sempre interferiu na economia dos países , fazendo acordos de protecionismo com a burguesia para obter lucros muito significativos na economia e adquirir poderes militares . Buscavam o acumulo de riquezas pois quanto maior a quantidade de riqueza de um reino , mais poder ele tem . Com este sistema de protecionismo o rei cobrava impostos altos para que as mercadorias de outras países pudessem entrar em seu território , fazendo assim com que os comerciantes de seu país lucrasse mais , estimulando a industria nacional .
O governo estimulava o desenvolvimento das industrias em seu território , pois o produto industrializado era mais caro do que as matérias primas ou produtos agrícolas , exporta- los era certeza de lucro .E com isto seria mais moeda entrando do que saindo , deixando o país em boa situação financeira .
Com o pacto colonial , as colônias europeias só poderiam fazer comércio com suas metrópoles , pois assim garantia a venda de custo alto e compra de custo baixo , obtendo assim ainda mais produtos que não se encontrava na Europa , assim ocorreu o ciclo econômico do açúcar no Brasil .
Yasmin Copedê
Nenhum comentário:
Postar um comentário